Ocorreu um erro neste gadget

Advertência!

O conteúdo deste blog pode, literalmente, projetar você para algum lugar no tempo-espaço...

Translate

09 outubro 2004

O Grande Clássico

Posted on 10/09/2004 02:35:00 AM by Pedro Neiva


Posted by Hello

07/05/2002 - 21h07
"Dom Quixote" é eleito o melhor livro de todos os tempos
da Reuters, em Oslo

"Dom Quixote", a narrativa espanhola do século 17 sobre um cavaleiro que vive entre um mundo de fantasia e realidade, foi eleita a melhor obra de ficção do mundo por um time dos mais famosos escritores do mundo na terça-feira.

O livro de Miguel de Cervantes deixou para trás as peças de Shakespeare e obras de arte de autores do calibre de Homero e Tolstói, de acordo com a pesquisa conduzida com 100 autores de 54 países.

Entre os escritores que votaram figuram Salman Rushdie, Milan Kundera, John Le Carre, John Irving, Nadine Gordimer, Carlos Fuentes e Norman Mailer.

Eles deram a "Dom Quixote" 50% a mais de votos que o segundo lugar - "Em Busca do Tempo Perdido", de Marcel Proust - na pesquisa de 100 livros, histórias e peças de teatro.

Detalhes sobre os livros que se seguiram a "Dom Quixote" ainda não foram divulgados. Cada autor teve de escolher 10 trabalhos que considerava os "melhores e mais importantes livros da literatura mundial".

"Dom Quixote", um romance satírico publicado em duas partes em 1605 e 1615, conta a história de um cavaleiro envelhecido que vaga pela Província da Mancha, no centro da Espanha, realizando tolos atos de bravura para provar seu amor por Dulcinéia del Toboso, a quem nunca conheceu.

A pesquisa foi organizada pelos editores dos Clubes do Livro Noruegueses como parte de uma campanha para promover a leitura de clássicos contra os desafios da televisão, vídeo e jogos de computador.

Segundo o Clube, 10 escritores tiveram mais de um livro na lista: Dostoiévski apareceu com quatro, Kafka, Shakespeare e Tolstói com três e Faulkner, Flaubert, Garcia Márquez, Homero, Thomas Mann e Virginia Woolf com dois.

Dos cem melhores livros, mais de dois terços deles foram escritos por europeus, quase metade foi escrita no século 20 e 11 foram escritos por mulheres."

Fonte: Folha Online


Posted by Hello

* Bem, já o citei no post passado mas quando vi esta notícia achei muito válido postar. É um livro ótimo, ainda não li nem a metade dele mas eu chego lá, tb estou com a versão original que apresenta "n" esclarecimentos no rodapé de cada folha a medida que passamos elas, sem essas notas fica muito difícil entender a que Cervantes se refere... o Prólogo é bem grande e um pouco difuso mas quando você começa a ler ocorre uma mudança fabulosa, eu ri demais, achava que o livro era sério, sisudo... mas quem diria! é muito engraçado. O difícil, no começo, é que o vocabulário é bem culto e antigo porém, depois que vc pega outra literatura pra ler, vira fichinha se comparado a Dom Quixote de la Mancha rsrsr os termos são brutais mesmo, cada palavra que eu fico viajando no significado, e cada referência a outras obras literárias, que fazem com que eu me sinta bem burro e ignorante :B mas tudo bem... alguns regionalismos de época mas tudo bem! quase o mesmo nipe de Machado de Assis (que eu idolatro) e cultura nunca é demais.
"Oh! Bendito o que semeiaLivros... livros à mão-cheia... E manda o povo pensar! O livro caindo n'alma É germen ­ que faz a palma, É chuva ­ que faz o mar." (Castro Alves)

No Response to "O Grande Clássico"

Leave A Reply

Comente como queira...