Advertência!

O conteúdo deste blog pode, literalmente, projetar você para algum lugar no tempo-espaço...

Translate

22 fevereiro 2004

A afegã dos olhos verdes

Posted on 2/22/2004 12:22:00 AM by Pedro Neiva


Fonte: Ver para creer

*A menina da esquerda se chama llama Sharbat Gula e foi fotografada no Afeganistão por Steve McCurry, em 1985 em um campo de refugiados paquistaneses, quando Sharbat tinha apenas 12 anos. Esta foto foi publicada como capa da revista "National Geografic" tornando-se um símbolo da liberdade das mulheres afegãs - ela é considerada uma das mais famosas fotografias nos 116 anos de história da revista.
A mulher da direita também é Sharbat Gula, porém casada e mãe de três filhos que agora vive numa remota aldeia junto a sua família, apegada a tradição afegã. Em janeiro de 2002, McCurry conseguiu, depois de uma eterna busca, encontrar e fotografar a mesma garota que havia fotografado há 17 anos atrás. A "National geografic" gravou um documentário sobre a situação de vida no Afeganistão e sobre o encontro de McCurry com Sharbat depois de 2 tentativas frustradas com mulheres que se pareciam com ela. Foram feitos testes científicos dos olhos e do rosto para comprovar que a garota era a mesma.
A perda do brilho nos olhos, foi justificada pela passagem dos anos. O sinal no canto da boca desapareceu, mas o do nariz eliminou as dúvidas dos especialistas, vale a pena assistir ao documentário!
Sharbat só tem 29 anos nessa foto, mas o brilho nos seus olhos não é mais o mesmo; a tristeza invade seu rosto e as marcas refletem o sofrimento de milhões de cidadãos, que como ela, vivem num país que não conhece a paz desde estes 19 anos.

No Response to "A afegã dos olhos verdes"

Leave A Reply

Comente como queira...